http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/issue/feedAnais Infância e Perspectivas Afroculturais na Formação do Educador2022-12-05T10:17:55-03:00Rovilson José da Silvarovilson@uel.brOpen Journal Systems<p>O evento “Infância e Perspectivas Afroculturais na Formação do Educador” foi o primeiro evento promovido pelo LAI – Laboratório de Anos Iniciais: ensino, pesquisa e extensão - a condensar a discussão da afroculturalidade e a formação do educador em parceria com o NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL.</p> <p>ISBN 978-65-00-58779-1</p>http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1769Apresentação2022-12-05T10:17:44-03:00Rovilson José Silvarovilson@uel.brMarleide Rodrigues S. Perruderovilson@uel.br<p>Este foi o primeiro evento promovido pelo LAI – Laboratório de Anos Iniciais: ensino, pesquisa e extensão - a condensar a discussão da afroculturalidade e a formação do educador em parceria com o NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL.</p>2022-12-05T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1771Programação do Evento2022-12-05T10:17:45-03:00LAI Laboratório de Anos Iniciaisrovilson@uel.br<p>.</p>2022-12-05T09:54:59-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1762Histórias em quadrinhos2022-12-05T10:17:45-03:00Odilia Barbosa Ribeiro Fernandesodiliabiblio@gmail.comSueli Bortolinbortolin@uel.br<p>As histórias em quadrinhos são recursos potentes para a formação de leitores. <br>Há alguns anos esse gênero literário não era bem visto na escola e chegaram<br>a ser contraindicados. Atualmente sua leitura é incluída em documentos oficiais <br>da educação e, portanto, consideramos importante que educadores e <br>bibliotecários estejam atentos a esse recurso informacional, suas <br>características e temáticas a fim de realizar uma boa seleção de materiais e <br>uma mediação assertiva. Aliado ao reconhecimento das histórias em <br>quadrinhos como uma leitura rica e benéfica, discutimos nesse trabalho a <br>representatividade de personagens negros para a construção de uma <br>sociedade antirracista. Apresentamos assim o Lúcio, personagem negra que <br>integra a turma do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo. Como metodologia <br>utilizamos a pesquisa documental tendo como recurso de análise a obra Lúcio <br>e os livros publicado pela Editora Globinho. As conclusões apontam que apesar <br>de Lúcio não ser o protagonista da turma, ele é um personagem de grande <br>importância e desempenha o papel de líder em contextos que exigem <br>inteligência e cultura. A representação de um menino negro como o mais <br>inteligente entre seus pares pode contribuir com a formação plural de crianças <br>e adolescentes e com o combate ao racismo no contexto da educação.</p>2022-12-02T10:49:50-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1763O negro na Literatura Infantil brasileira2022-12-05T10:17:46-03:00Suelen Cristina dos Santos Klemsuelen.cristina@uel.brRovilson José Silvarovilson@uel.br<p>A pesquisa apresentada neste minicurso é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia que integra o Projeto “Mediação pedagógica da leitura nas bibliotecas escolares da rede municipal de educação de Londrina”, da Universidade Estadual de Londrina-PR, cujo objetivo geral foi o de identificar a representação do personagem negro na Literatura infantil brasileira. A investigação desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para isso, consideramos a contribuição dos dados produzidos em duas dissertações, por meio do delas são apresentadas reflexões sobre como as crianças constroem a sua identidade étnico-racial na escola a partir da leitura e mediação de obras com protagonistas negros. Com relação aos resultados, conseguiu-se evidenciar que apesar do esforço histórico, principalmente de escritores, educadores e pesquisadores interessados na ampliação e divulgação da cultura afro-brasileira, ainda persiste uma ausência considerável da representação de indivíduos negros como personagens centrais na Literatura Infantil. </p>2022-12-02T10:59:57-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1764Associação Ylê África ações de cultural e resistência em Alvorada do Sul– Pr2022-12-05T10:17:48-03:00Maria José dos Santos Vertuanmaria.vertuan@escola.pr.gov.br<p>A Associação Ylê África, surgiu em Alvorada do Sul, em fevereiro de 2014. Ao longo da vida, marcada por inúmeras situações consideradas racistas e preconceituosas e após ser promulgada a Lei 10.639/2003 e a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira e africana nas escolas, surge o desejo de ter um local que pudesse proporcionar a todas as pessoas acolhimento, pesquisas, esclarecendo dúvidas e, principalmente, possibilitar reflexões positivas, valorizando as culturas e adquirindo novos conhecimentos. Dessa forma, reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação cultural e na identidade brasileira, de modo que possa constituir uma visão positiva de si e dos outros com quem convive, valorizando suas próprias características e as dos outros, superando visões racistas e discriminatórias. Através de um olhar pedagógico, a Associação Ylê África propõe ações que viabilizem o ensino da cultura africana, não somente no âmbito educacional, mas para toda a comunidade alvoradense.</p>2022-12-02T11:14:52-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1765Educação das Relações Étnico-Raciais2022-12-05T10:17:53-03:00Marleide Rodrigues da Silva Perrudeperrude@uel.br<p>O texto apresenta apontamentos de um estudo exploratório sobre o estado do conhecimento referente à Educação das Relações étnico- raciais e a formação inicial de professores, em especial, teses e dissertações publicadas entre os anos de 2017 e 2021. Enfoca especialmente as recomendações e os limites demarcados pelos trabalhos analisados para a formação antirracista de professores. As pesquisas continuam evidenciando o silenciamento e os tensionamentos que as relações raciais geram no interior da escola decorrente da ausência de formação.</p>2022-12-02T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1766Vozes Infantis o que as crianças experienciam sobre as vivências de racismo2022-12-05T10:17:54-03:00Ângela Silvaangela.silva10@uel.brFrancismara Neves Oliveirafrancis.uel@gmail.com<p>O trabalho apresentado é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento, na modalidade de balanço de produção e teve como problemática a seguinte questão: as crianças da educação infantil problematizam as vivências de racismo? Para responder a essa questão estabeleceu-se como objetivo: apresentar uma análise de teses de doutorado e de dissertações publicadas de 2017 a 2021 no portal Capes que discutiram a temática do racismo a partir da perspectiva e dos saberes das crianças da educação infantil. A busca resultou em 3 produções científicas, sendo 1 tese de doutorado e 2 dissertações de mestrado. A análise revelou que as crianças reproduzem as práticas de discriminação racial que experimentam e vivenciam no cotidiano escolar. Ressaltamos que a escola da primeira infância tem papel fundamental na construção de uma identidade positiva, para que desde a mais tenra idade as crianças possam experienciar vivências positivas da sua negritude.</p>2022-12-02T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1767O Enovelar de uma Hora Do Conto2022-12-05T10:17:54-03:00Ana Claudia Constantinoana.constantino@uel.brSimone Steffan Retkvasimone.steffan@uel.br<p>Partindo de um relato sobre a contação de história realizada no evento “Infância e Perspectivas Afroculturais na formação do Educador” por alunas do projeto de extensão "Formação do mediador de leitura da rede pública de educação II", objetiva-se reforçar a importância da Hora do Conto para a formação de leitores. Por meio da literatura estudada e do relato de experiência identifica-se a contação como um valioso recurso pedagógico para a formação e estímulo de leitores. O estudo aponta que a organizada preparação dos conteúdos contribui para o desempenho da contação e, consequentemente, receptividade dos alunos. Indica elaboração de estudos e contação de histórias afroculturais para as áreas da Biblioteconomia e Pedagogia a fim de retomar a historicidade do negro.</p>2022-12-02T11:39:57-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1768Perspectivas Afroculturais práticas para o cotidiano escolar2022-12-05T10:17:55-03:00Janaine Fernanda Araújo Piresjf.araujopires@uel.brKawane Caroline Maciel Limakawane.caroline@uel.br<p>O presente trabalho tem como foco apresentar as reflexões a respeito do evento “Infância e perspectivas afroculturais na formação do educador” realizado na Universidade Estadual de Londrina pelo Laboratório de Anos Iniciais-LAI com o apoio do NEAB. O evento teve como objetivo trazer a conscientização e possibilidades para que os docentes trabalhem a cultura Afro-brasileira no cotidiano escolar, oferecendo cursos, momentos de rodas de conversas, feira de livros e contação de história. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, com base nas apresentações que ocorreram nos minicursos e das falas que foram elencadas na roda de conversa. Durante o evento foi possível tecer inúmeras reflexões a respeito de como o ensino é configurado, pois fica evidente a necessidade de modificar práticas pedagógicas esvaziadas de conhecimento e introduzir métodos que contribuam positivamente para a formação dos estudantes como, por exemplo, trazer a cultura afro-brasileira por meio da literatura.</p>2022-12-03T08:08:32-03:00##submission.copyrightStatement##http://anais.uel.br/portal/index.php/IPAFE/article/view/1774Expediente2022-12-05T10:17:55-03:00LAI Laboratório de Anos Iniciaisrovilson@uel.br<p>..</p>2022-12-05T10:16:19-03:00##submission.copyrightStatement##