Formação de professores, Saberes Docentes e questões de Gênero

Análise de Dissertações e Teses defendidas no programa PECEM/UEL

  • Marina Donegá Neves
  • Amanda Oliveira Proença
  • Mariana Fontana
Palavras-chave: Formação Docente, Gênero e Ciência, Ensino de Ciências

Resumo

A importância das discussões de Gênero no Ensino e formação de professores(as) de Ciências é evidenciada na literatura. Essa pesquisa buscou dissertações e teses do Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL que discutissem Gênero e Formação Docente. Os trabalhos encontrados e analisados nesta pesquisa evidenciam que embora sejam poucos trabalhos na formação de professores(as) que abordem a inserção do Gênero no ambiente escolar, porém o programa apresenta dissertações e teses com propostas de abordagens e sequências didáticas que contribuam na inserção da temática Gênero no cotidiano escolar. Acreditamos que por meio da formação docente é possível proporcionar um ensino mais equânime e fornecer mais recursos e discussões para que docentes se sensibilizem com as questões de gênero presentes em sala de aula e propaguem uma Ciência mais equânime.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-20
Seção
Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas