Percursos profissionais de docentes universitárias negras
Resumo
As políticas públicas - como a Lei nº 12.711/2012, conhecida como a lei das cotas - buscam assegurar e ampliar a presença de afrodescendentes no ensino superior. Contudo, as desigualdades de acesso à educação continuam sendo uma realidade para a população negra. Neste sentido, a presente investigação analisa os percursos profissionais de docentes universitárias negras, enfatizando as relações entre educação, trabalho e etnia. Neste intuito foi desenvolvida pesquisa qualitativa, de característica exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com duas professoras negras que atuam no ensino superior, posteriormente analisadas sob a perspectiva hermenêutica. As entrevistadas tiveram percursos semelhantes: precisaram conciliar educação e trabalho durante a trajetória acadêmica e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação. As docentes revelam que seus percursos são marcados pela dupla discriminação – de raça e gênero – sendo suas presenças valorizadas por colegas e estudantes afrodescendentes.