As dimensões de corpo na educação infantil: preposições históricas em relação ao determinismo biológico e ao constructo social

  • Marta Regina Furlan de Oliveira
  • Ravelli Henrique de Souza
Palavras-chave: educação infantil, corpo, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O texto tem como objetivo principal compreender sobre as dimensões de corpo na educação infantil, considerando seus impactos e preposições históricas em relação ao determinismo biológico e ao constructo social. De modo particular, refletir como a herança corporal cultuada ao longo do tempo foi demarcada pela dicotomia biologia/cultura, propagando LGBTQ+FOBIAS e desconsiderando, desse modo, as intersecções que este transita e seus impactos educacionais. Em continuidade, essa pesquisa busca analisar o caráter normativo da Base Nacional Comum Curricular em relação a suas propostas referentes às expressões corporais na educação infantil. Para essa discussão, tem-se o seguinte questionamento: Como vem sendo constituídas as dimensões de corpo na educação infantil e, como se dá a relação entre o biológico e cultural/social nesse contexto educativo? A metodologia é um estudo bibliográfico à luz do pensamento foucaultiano e outros autores que dialogam com essa base teórica. Como resultados prévios, a escola segundo Forquin (1992) não é apenas um local em que circula fluxos humanos e coisas materiais, mas ela também é um local de gestão de transmissão de saberes e de símbolos. O corpo deve ser visto como fator central na infância, enquanto possibilidade de experiência e promoção do conhecimento plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-14
Seção
Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas