Discursos de alunos e alunas da educação básica quanto a gênero, ciência e fecundação humana

  • Andréa do Carmo Bruel de Oliveira
  • Ana Paula Oliveira dos Santos
  • Bettina Heerdt
Palavras-chave: epistemologia feminista, gênero, ensino de ciências e biologia

Resumo

Análises de gênero na ciência evidenciam conhecimentos androcêntricos, que excluem e inferiorizam as mulheres, como no conteúdo de fecundação humana. No ensino de Ciências e Biologia discriminações de gênero podem ser reafirmadas. O objetivo da pesquisa é analisar o discurso de alunos/as da Educação Básica, ao representarem o processo de fecundação humana. A pesquisa é qualitativa, os dados provêm da investigação de Santos e Heerdt (2019), por meio da construção e aplicação de uma Unidade Didática (UD). A análise de discurso foi empregada, utilizando as epistemologias feministas para inferir seus significados. Os/as alunos/as visibilizam em seus discursos o processo de forma equânime, destacando ambos os gametas, citando aspectos de pesquisas recentes e contribuições do organismo feminino, discutidas durante a UD, porém recaem em estereótipos, ao representar a fecundação como casamento. Os discursos são controversos, no entanto, a possibilidade de transgredir aos conhecimentos impostos como verdade e criticados pelas epistemologias feministas aparecem nos discursos.

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Publicado
2021-01-20
Seção
Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas