Documentando Marie Curie:
potencialidade do feminino na formação de professores que ensinam Química
Resumo
O presente manuscrito busca possíveis formas de trazer a cena o feminino enquanto agência formativa, visível e representada nos cursos de Licenciatura em Química, analisando quais os efeitos afetivos e de potencialidade podem ser mobilizados pela exibição de um documentário sobre a trajetória de Marie Curie na formação de professoras e professores do curso em questão. Para tal, utilizou-se um questionário semiestruturado contendo questões abertas e dissertativas, com o intuito de buscar registros de afetos, potencialidades e narrativas agenciadas pela história de vida de Marie Curie, os quais foram analisados a partir de uma análise narrativa guiada por conceituações Latourianas, evidenciando-se três pontos de afetação-potencialidade a partir deste recurso metodológico: a) A reflexão acerca do espaço do homem e das masculinidades nas ciências; b) As percepções do espaço feminino entre os interditos e reconhecimentos; e c) O feminino como catalizador das identificações. Eixos estes que organizam este manuscrito.