A HUMANIZAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Centro Cirúrgico (CC) é um setor de alta complexidade, isolado, com possibilidade iminente de um cuidado mecânico, desumanizado e desprovido de interação. A humanização do cuidado em saúde consiste em fornecer atendimento respeitoso e digno, ouvindo ativamente o usuário, oferecendo acolhimento e atenção às suas necessidades. Isso é especialmente importante, porque as pessoas são únicas, vivem em circunstâncias desiguais e têm necessidades diversas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no CC durante a disciplina de Enfermagem Perioperatória, evidenciando a importância da humanização como elemento fundamental no cuidado de enfermagem. Metodologia: Tratou-se de um estudo qualitativo, descritivo-interpretativo, explanado por um acadêmico do 3º ano do curso de graduação em Enfermagem durante o ano letivo de 2022, que realizou as Práticas Clínicas Supervisionadas no CC de um hospital público na região Norte do Paraná, supervisionadas pelo docente da universidade. Foram observadas as seguintes atividades: montagem da sala de operação, todo o processo com o usuário: Pré-anestesia, anestesia, procedimento cirúrgico, e a recuperação pós-anestésica (RPA), uma vez que a unidade hospitalar não possui sala de RPA, e a desmontagem da sala. Resultados: A equipe de enfermagem do CC é responsável por uma série de ações importantes para garantir a segurança e o bem-estar do usuário. Torna-se essencial que a humanização esteja presente em todas as atividades, mesmo que o local esteja rodeado por tecnologias duras, a tecnologia leve jamais deve ser esquecida. Infelizmente, em algumas situações, os usuários são negligenciados em detrimento de questões burocráticas, ambientais, falta de respeito e empatia. Um exemplo foi no pré-anestésico, no qual os usuários ficaram expostos e despidos sobre a mesa cirúrgica aguardando o efeito dos anestésicos. Considerações Finais: A humanização do cuidado é imprescindível em todos os contextos de assistência, em todo período transoperatório e procedimentos envolvidos no processo. Porém, uma equipe de saúde somente poderá atuar de forma humanizada no cotidiano se tiver sido capacitada durante sua formação e se essa habilidade for valorizada e incentivada no ambiente de trabalho. Mas como falar em humanização do usuário se não se observa a presença de equipes de saúde humanizadas.