RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA DE ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

  • Victória Davanço Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Renata Aparecida Belei Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Cibelly da Silva Rocha Bono Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Andressa Midori Sakai Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Gilselena Kerbauy Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jayne Akemi Ohara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Iara Aparecida de Oliveira Secco Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thaynara Michellan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Jenifer Ogushi Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Camila Caroline da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Hospital Universitário, Controle de Infecção, Estudante

Resumo

Introdução: Os benefícios relacionados ao estágio extracurricular são evidentemente essenciais, de modo que, mediante as atividades realizadas durante este processo o aluno pode adquirir novos conhecimentos e desenvolver diferentes habilidades que enriquecem a formação profissional. Nesta abordagem, a vivência em um serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH) ensina além de assuntos relacionados a infecções, subsidiando também a visão gerencial, sustentável, assistencial e educativa de um Hospital Universitário. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas por uma bolsista do curso de enfermagem no SCIH de um hospital universitário do norte do Paraná. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência enfatizando-se as atividades executadas durante o estágio e a importância das mesmas para a prevenção e o controle de infecções hospitalares (IRAS). Resultados: A oportunidade de estágio no SCIH permitiu vivenciar o trabalho multiprofissional, embasado pela literatura e direcionado para ações gerenciais, que utilizam indicadores epidemiológicos para elaborar e implantar normas, rotinas e intervenções na prática, de forma a promover ações de melhorias nos processos de trabalho. Como estratégia gerencial, a coleta diária de indicadores (dispositivos invasivos-dia instalados nos pacientes), mostrando a gravidade dos mesmos e o impacto no risco de infecções por unidade; participação de ações implantadas frente aos indicadores calculados; elaboração e supervisão da escala de atividades mensais de outros estagiários, distribuindo-os para avaliar e incentivar a adesão à higiene das mãos, a execução de treinamentos para a aplicação dos bundles de prevenção de infecções e rondas para supervisionar práticas de higiene hospitalar. Como parte das atividades educativas, são realizadas capacitações nas unidades (on the job) sobre medidas de prevenção de infecções, levando o treinamento até o profissional, e participação em reuniões relacionadas aos desafios apresentados pelas equipes assistenciais, como sustentabilidade, de forma a integrar a equipe do SCIH ao debate dos problemas diários. Nas ações de vigilância epidemiológica, realizadas ligações telefônicas para identificar egressos cirúrgicos com foco infeccioso após a alta hospitalar. Conclusão: A participação ativa nas atividades da equipe e a análise das atividades de outros estagiários permitiu a vivência gerencial, sustentável, assistencial e educativa da enfermagem atuante no SCIH, contribuindo para o amadurecimento e o crescimento acadêmico em diferentes aspectos, mostrando-se fundamental no desenvolvimento e conhecimento de um futuro profissional comprometido com o gerenciamento de um cuidado seguro e baseado em evidências.

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Publicado
2023-08-20