Qualidade do ensino cirúrgico durante a pandemia de COVID- 19

  • Kahuê Aluaxê Angelo Galani
  • Alícia Arakawa
  • Julia Urbanski Haus Silva
  • Mariana Weinhardt Nieddermeyer
  • Raquel Gonçalves Fujisawa
  • Daniel Miguel Mauro
Palavras-chave: residência médica, educação médica, variação da prática médica, centro de cirurgia, COVID-19

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 já ocasionou mais de 20 milhões de casos confirmados e mais de 500 mil mortes no Brasil. Esse contexto provocou um grande impacto na realização de cirurgias e na formação acadêmica de residentes das diversas áreas cirúrgicas do Hospital Universitário Regional Norte do Paraná (HU-UEL). Objetivo: Analisar de que maneira os residentes das áreas cirúrgicas do HU-UEL tiveram seu aprendizado e formação impactados com a pandemia da COVID-19. Metodologia: Estudo observacional transversal quantitativo. Para avaliação, foi aplicado um questionário com 14 perguntas aos residentes das áreas cirúrgicas do HU-UEL. Dessas, 13 perguntas eram objetivas e uma deixava possibilidade de resposta aberta. Ao todo foram obtidas 16 respostas de residentes das áreas de Cirurgia Geral, Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Ortopedia, que constituíram o espaço amostral. Resultados: Observou-se que 100% dos residentes que responderam à pesquisa sentiram que o ensino e prática cirúrgicos foram impactados negativamente na pandemia. 62,5% dos entrevistados utilizaram o tempo livre que restou com a redução do número de cirurgias para estudar e 43,7% realizaram trabalhos científicos no período. Além disso, 50% dos participantes responderam que não se sentem preparados para operar em um ambiente fora do HU-UEL, mas, 62,5% acreditam estar preparados para operar/auxiliar dentro do ambiente do HU-UEL. Conclusão: O impacto negativo do cancelamento de cirurgias gerou nos residentes um sentimento de falta de confiança para operar futuramente. Contudo, o período com baixas demandas cirúrgicas foi proveitoso para estudos e publicações científicas.

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Publicado
2023-07-24