BNCC: problematização sobre o retrocesso e o perigo para os historicamente subalternos/subjugados

  • José Auricio Lopes Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Educação, BNCC

Resumo

Os constantes retrocessos aos quais estamos submetidos, como é o caso da reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não tem permitido que se discuta adequadamente temas como gênero e sexualidade. O cariz da educação a que defendemos, possui em suas potencialidades as prerrogativas de questionar bases engessadas, hierarquizadas e a pretensa neutralidade no campo teórico-político. Acreditamos em uma educação crítica que busque a emancipação do sujeito político protagonizando suas narrativas e, para isso ressaltamos a importância da articulação política de segmentos profissionais que convergem em elementos comuns, propiciando táticas de resistências e enfrentamento aos padrões que nos dilaceram.

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Biografia do Autor

José Auricio Lopes Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Graduando em Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus Iguatu; Pós-Graduando em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário FAVENI

Publicado
2022-12-31