O cinema na abordagem educativa da questão agrária e racial: reflexões à luz da animação Pocahontas
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a potencialidade da linguagem cinematográfica no processo de ensino-aprendizagem referentes a temas ligados à questão agrária e racial, a partir de uma abordagem inter-relacionada. Quanto a dimensão racial, vale a pena ponderar que com a promulgação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a obrigatoriedade do ensino história das populações afro-brasileiras e Indígenas, o tema deixou de ser opcional assumindo status substancial. Essa reflexão se justifica pela importância de pensar em estratégias, recursos e metodologias diferenciadas, para fomentar debates de temas complexos de forma lúdica e convidativa sem prescindir da sua complexidade. Para tanto, realizou-se a análise fílmica de “Pocahontas”, animação da Disney lançada em 1995, com intuito de mapear pontos passíveis de debate, de modo a proporcionar um campo fértil para a construção da criticidade dos discentes acerca de supracitados problemas estruturais, historicamente agravados na sociedade brasileira.