As trajetórias dos egressos indígenas da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR: da graduação ao exercício profissional

  • Daniele Aparecida Marcondes Krueger Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luiza Bittencourt Krainski Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Políticas Afirmativas, Exercício Profissional, Egressos Indígenas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a trajetória dos egressos indígenas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, da graduação ao exercício profissional, identificando as formas de resistência aliado ao fazer profissional. Neste direcionamento, a pesquisa se respalda em dados quanti-qualitativos, pesquisa bibliográfica, documental, e coleta de dados através de um questionário, o recorte espacial refere-se aos anos de 2005 a 2021. Os resultados apontam a presença do debate acerca da temática étnico racial dentro dos espaços universitários, e nos campos de atuação profissional, fazendo-se necessário articular estratégias de resistências para dar mais visibilidade a estas demandas que ainda são tímidas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Aparecida Marcondes Krueger, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, (4º ano de graduação)

Luiza Bittencourt Krainski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Professora do Departamento de Serviço Social da UEPG, e Coordenadora do Projeto Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos ) Doutorado em Educação

Publicado
2022-12-31