A universidade enquanto espaço de resistência: percursos de mulheres Avá-Guarani no oeste do Paraná na educação superior

  • Gilza F. Souza F. Pereira Kaingang rograma de Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina
  • Wagner Roberto do Amaral Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Mulheres indígenas, Movimento indígena, Educação Superior Indígena

Resumo

Esse trabalho é resultado do mestrado de uma pesquisadora Kaingang em co- autoria de pesquisador não indígena. Reflete parte do percurso da autora enquanto mulher, mãe e pesquisadora, dialogando com vivências das mulheres Avá-Guarani no processo de resistência política e na universidade. Analisamos a emergência e a expansão do movimento indígena, refletindo sobre a política de educação superior indígena no Paraná. A pesquisa constituiu-se de três momentos sendo a revisão bibliográfica, o levantamento documental e a pesquisa de campo. A partir das incursões realizadas nos tekohás, por meio de observações, diálogos e entrevistas, ouvimos e sentimos as narrativas das mulheres Avá-Guarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilza F. Souza F. Pereira Kaingang, rograma de Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina

Terra Indígena São Jerônimo, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, Ms. e Doutoranda pelo Programa de Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Faz parte da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado do Departamento de Serviço Social e docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. 

Publicado
2022-12-31