O processo de privatização da saúde: as expressões das Organizações Sociais no estado da Paraíba

  • Maria Geremias da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Alessandra Ximenes da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Privatização, Organizações Sociais, Saúde

Resumo

Buscamos discutir as expressões da atual modalidade de expropriação do fundo público na saúde na Paraíba, a prestação dos serviços de saúde através de sua privatização indireta por intermédio das Organizações Sociais (OSs). Para tanto, parte-se da compreensão: da atuação do Estado no sistema capitalista; das contrarreformas neoliberais nos anos 1990 e de uma das formas de resistência ao processo de privatização da saúde. O objetivo é apreender o processo de crescente envolvimento do setor privado na prestação do serviço público de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geremias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Assistente Social, Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Membro do Núcleo de Pesquisa em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS)

Alessandra Ximenes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Assistente Social, Docente do Departamento de Serviço Social e da Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Doutora em Serviço Social e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Líder do Núcleo de Pesquisas em Política de Saúde e Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (NUPEPSS/UEPB)

Publicado
2022-12-31