Imigrantes nas Regiões Sul e Sudeste: mapeamento das instituições de atendimento

  • Karina Valentina dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Evelyn Secco Faquin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Palavras-chave: Imigrantes, Instituições, Sul, Sudeste

Resumo

O presente trabalho buscou identificar instituições que prestam atendimentos a imigrantes e ações desenvolvidas nestas, nas regiões brasileiras Sul e Sudeste. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e pesquisa na rede mundial de computadores, no ano de 2021. Foram selecionadas instituições que estavam ativas e possuíam sites, redes sociais, endereço eletrônico e/ou telefones para contato. Os dados coletados demostram que todos os estados das regiões Sul e Sudeste possuem estruturas/instituições direcionadas ao atendimento de imigrantes, totalizando 38 instituições, sendo elas 32 não governamentais e 6 públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Valentina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Psicologia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Discente do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Iniciação Científica (Fundação Araucária)

Evelyn Secco Faquin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Publicado
2024-01-18