Atualização cultural e longevidade: a predominância do gênero feminino em espaços de educação continuada

  • Débora Guedes Universidade do Vale do Paraíba
  • Alessandra Santos Abrigo de Crianças Masculino pela Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco
  • Nayara Oliveira Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco
Palavras-chave: Envelhecimento, Educação continuada, Longevidade, Gênero, Serviço Social

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a predominância do gênero feminino em espaços de educação continuada, na busca de atualização cultural e integração social, evidenciando as experiências da Faculdade da Terceira Idade Univap, localizada no município de São José dos Campos/SP. A metodologia adotada se baseia na observação participativa do estágio em Serviço Social e pesquisa bibliográfica sobre a temática em questão. Busca-se analisar os fatores que são ligados ao envelhecimento e longevidade humana, a partir dos dados evidenciados no perfil socioeconômico das pessoas idosas que frequentam a Faculdade da Terceira Idade, dados estes elaborados e analisados pelo Serviço Social.

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Biografia do Autor

Débora Guedes, Universidade do Vale do Paraíba

Gerontóloga, Assistente Social e Docente do Curso de Serviço Social na Universidade do Vale do Paraíba, Coordenadora da Faculdade da Terceira Idade da Univap, Referencia da Extensão Universitária da Faculdade de Ciencias da Saúde Univap, Doutora em Planejamento Urbano e Regional

Alessandra Santos, Abrigo de Crianças Masculino pela Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco

Assistente Social no Abrigo de Crianças Masculino pela Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco, Pós-Graduanda em Psicanálise

Nayara Oliveira, Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco

Orientadora Social do Centro de Referencia Especializado em Assistencia Social pela Associação de Pais e Amigos dos Adolescentes em Risco, Graduada em Serviço Social

Publicado
2024-01-19