A educação permanente e a gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

  • Solange Emilene Berwig Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS
  • Gissele Carraro Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da PPGSS/PUCRS
  • Monique Damasceno Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da PPGSS/PUCRS
Palavras-chave: Educação permanente, trabalhadores do SUAS, Gestão do trabalho

Resumo

Este artigo objetiva refletir a relevância da política de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, e tem como base fontes bibliográficas e documentais. Os aspectos centrais deste artigo dedicam-se a estudar dois pontos fundamentais, a gestão do trabalho no SUAS e a educação permanente, entendidos como eixos estruturantes do SUAS, seguidos das considerações finais. O estudo aponta para a criação de uma cultura de educação permanente, bem como, para os reflexos da educação permanente na organização e construção do saber no SUAS junto aos trabalhadores desta política.

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Biografia do Autor

Solange Emilene Berwig, Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS

Assistente Social. Docente do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS. Doutora em Serviço Social. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina

Gissele Carraro, Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da PPGSS/PUCRS

Assistente Social. Bolsista PNPD/CAPES e Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da PPGSS/PUCRS. Doutora em Serviço Social. Integrante do Grupo de Teoria Marxiana, Ensino e Políticas Públicas

Monique Damasceno, Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da PPGSS/PUCRS

Assistente Social. Bolsista PNPD/CAPES e Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da PPGSS/PUCRS. Doutora em Serviço Social. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina e do Grupo de Teoria Marxiana, Ensino e Políticas Públicas

Publicado
2024-01-22