Expansão do capital financeiro X retração da previdência social pública

  • Bruna Bueno UNESP/Franca
  • Patrícia Soraya Mustafa UNESP/Franca
Palavras-chave: capital financeiro, Estado, previdência social, trabalho, direitos sociais

Resumo

Este ensaio almeja trazer reflexões que elucidam o paradoxo: expansão do capital financeiro x retração da previdência social pública. Para isso valeu-se de um estudo teórico, parte finalizado nos fins de 2018 e outra parte ainda em construção. Ao final do artigo fica evidente que, no Brasil, a partir da implantação do neoliberalismo, vem se realizando reformas no sistema previdenciário, tendo em vista a orientação deste ideário de expandir o mercado, a acumulação, em detrimento de arrefecer os direitos sociais, sobretudo os de caráter mais universalizantes, e os que podem ser rentáveis ao capital, como no caso da previdência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Bueno, UNESP/Franca

Bacharela em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociais (GEPPS)

Patrícia Soraya Mustafa, UNESP/Franca

Professora do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca. Pós Doutorado pela Universidade Católica Porguesa de Lisboa/Portugal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociais (GEPPS)

Publicado
2024-01-22