Educação e saúde em crianças com Anemia Falciforme

  • Daniela Kedna Ferreira Lima

Resumo

Este trabalho se trata de um relato de experiência, apreendido durante a Residência Multiprofissional em saúde em Hematologia e Hemoterapia enquanto Assistente Social no ambulatório de Anemia Falciforme (AF) de um Hospital Universitário de Goiânia-GO. A Anemia Falciforme (AF) é uma doença hereditária predominante na população negra, sendo que no Brasil é cerca de duas a três vezes mais comum neste grupo (DINIZ; GUEDES, 2005); (ARAÚJO, 2007). Dessa forma, os objetivos deste trabalho foram identificar e analisar como a doença (AF) incide na vida escolar de crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa aplicada foi a observação participante no ambulatório de Anemia Falciforme, durante atendimento social com crianças e adolescentes junto com seus responsáveis, nas quais foram possíveis a apreensão de alguns determinantes e condicionantes da realidade social relacionados à (AF) que incidem na permanência, aprendizado e desenvolvimento na escola. Este relato de experiência foi vivenciado no período entre março de 2017 à fevereiro de 2019.

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Biografia do Autor

Daniela Kedna Ferreira Lima

Assistente social, Residente multiprofissional em saúde em Urgência e Emergência no Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia(2019-2021). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão (2015). Especialização/Residência em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de Goiás (2019)

Publicado
2024-01-22