Transplante de células tronco hematopoiéticas autólogo e tratamento fora do domicílio no sus

  • Daniela Kedna Ferreira Lima Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia
  • Carla Agada Gonçalves Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiás

Resumo

Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo concluída, na qual, considerando o direito à saúde e a integralidade no SUS através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), se propôs à analisar sua efetivação na vida dos usuários que realizam o Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) autólogo. Para tal, os objetivos foram identificar e analisar os desafios no acesso e permanência dos pacientes de (TCTH) alogênico na interface com o TFD. A Metodologia adotada nesta pesquisa foi a pesquisa qualitativa com dados quantitativos, analisada com base no materialismo histórico dialético. A pesquisa de campo foi submetida e aprovada no comitê de ética em pesquisa e teve como lócus o Ambulatório de Hematologia de um Hospital Universitário de Goiânia-GO. Se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com roteiro norteador. Foram entrevistados 04 (quatro) pacientes os quais realizaram o TCTH em um Hospital de Brasília-DF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Kedna Ferreira Lima, Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia

Assistente social, Residente multiprofissional em saúde em Urgência e Emergência no Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão (2015). Especialização/Residência em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de Goiás (2019)

Carla Agada Gonçalves, Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiás

Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás(UFG) Regional Goiás. Doutora em Serviço Social (2013) e mestre em Serviço Social (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Publicado
2024-01-22