O Trabalho de Cuidado de Idosos no Âmbito Familiar: Desigualdades de Gênero e a Insuficiência de Políticas Públicas

  • Eliane Fransieli Muller Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Liliane Moser Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: trabalho de cuidado, idosos, gênero, políticas públicas

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o trabalho de cuidado realizado por familiares de idosos da classe trabalhadora e os conflitos entre o trabalho da produção e reprodução social imersos nas desigualdades de gênero. A partir de revisão bibliográfica, mostraremos que o trabalho de cuidado realizado na esfera da reprodução social, majoritariamente por mulheres, produz valor na medida em que possibilita as condições necessárias para os indivíduos se inserirem na esfera da produção. Trabalho permeado de conflitos e de relações de gênero que requer políticas públicas que atendam às demandas do cuidador e de quem necessita do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Fransieli Muller, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS).

Liliane Moser, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS) e da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS). Doutora em Serviço Social (PUC/SP)

Publicado
2024-01-27