Políticas norteadoras e princípios para a educação do campo

  • Ramony Dafne Sbaraini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Inês Terezinha Pastório Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Marli Renate von Borstel Roesler Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Palavras-chave: educação, campo, políticas

Resumo

O presente trabalho de cunho bibliográfico visa apresentar os princípios e as políticas educacionais norteadoras de uma educação do e no campo. Para tanto, o texto apresenta as definições e princípios da Educação do Campo como Direito em Construção. Contextualiza um breve histórico, as diferenciações entre os termos educação rural, educação do campo e no campo e temáticas a ela relacionadas. Propõe-se analisar o contexto educacional de uma educação que forme e cultive identidades, valores, memórias e saberes para assim fortalecer o ensino do campo, centrado no direito à cidadania e na preocupação em relação à transformação da natureza visando o bem-estar dos seres humanos, por meio da sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Ramony Dafne Sbaraini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); MBA Executivo em Gestão de Pessoas (FALURB); Mestra em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus de Marechal Cândido Rondon

Inês Terezinha Pastório, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Assistente Social pela UNIOESTE. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade (GEPPAS) e do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável (UNIOESTE). Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), pela UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon

Marli Renate von Borstel Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Associada do Curso de Serviço Social e dos Programas de Mestrado em DRS, Serviço Social e de Ciências Ambientais da UNIOESTE. Pós-Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – GEPPAS

Publicado
2024-01-29