A negritude no contexto escolar: narrativas de docentes da EEM Deputado Ubiratan Diniz Aguiar sobre a questão do preconceito racial

  • Diego Matos Araújo UNILAB
  • David Sousa Garcês UNILAB
  • Valeska Denise Sousa Garcês Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Sara Regina Santos Oliveira UNILAB
  • Érika Almeida Chaves Faculdade Darcy Ribeiro
Palavras-chave: Contexto escolar, preconceito racial, professores, sala de aula

Resumo

O presente estudo buscou analisar a questão do preconceito racial no contexto escolar. Não podemos negar a complexidade da temática abordada, pois no Brasil, historicamente, houve uma profunda relação conflituosa entre as diversas matrizes raciais e culturais que criaram o povo brasileiro. Foi utilizada à pesquisa descritiva e um questionário semiestruturado no intuito de buscar observar se os atores sociais da escola em epígrafe sofrem com a questão do preconceito racial. Contudo, o estudo nos proporciona uma arena de discussão no tocante a temátoca levantada, assim como nos auxilia compreender os anseios e desejos dos atores envolvidos.

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Biografia do Autor

Diego Matos Araújo, UNILAB

Pós-Graduando, UNILAB, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades

David Sousa Garcês, UNILAB

Professor, UNILAB, Mestre em Ciências Sociais e Humanas

Valeska Denise Sousa Garcês, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Graduanda, UEL, Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial

Sara Regina Santos Oliveira, UNILAB

Assistente Social, UNILAB, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal

Érika Almeida Chaves, Faculdade Darcy Ribeiro

Assistente Social, Faculdade Darcy Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Direitos Sociais

Publicado
2024-01-29