A negritude no contexto escolar: narrativas de docentes da EEM Deputado Ubiratan Diniz Aguiar sobre a questão do preconceito racial
Palavras-chave:
Contexto escolar, preconceito racial, professores, sala de aula
Resumo
O presente estudo buscou analisar a questão do preconceito racial no contexto escolar. Não podemos negar a complexidade da temática abordada, pois no Brasil, historicamente, houve uma profunda relação conflituosa entre as diversas matrizes raciais e culturais que criaram o povo brasileiro. Foi utilizada à pesquisa descritiva e um questionário semiestruturado no intuito de buscar observar se os atores sociais da escola em epígrafe sofrem com a questão do preconceito racial. Contudo, o estudo nos proporciona uma arena de discussão no tocante a temátoca levantada, assim como nos auxilia compreender os anseios e desejos dos atores envolvidos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-29
Seção
Relações étnico-raciais, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais