Documentário Napëpë: uma abreviada apreensão da Etnopsicanálise

  • Wanessa Wonsoski Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Isabella Tormena Ferraz Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Viviane Ribeiro Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: duplo olhar, etnocentrismo, indígenas Yanomamis

Resumo

O presente trabalho busca trazer compreensões da etnopsicanálise para a retirada de 12 mil amostras de sangue dos os índios Yanomamis, fenômeno esse exposto e denunciado pelo documentário Napëpë. Para tanto, utilizamos a abordagem complementarista proposta pelo pai da etnopsicanálise (Georges Devereux). Voltando-se ao fenômeno por um duplo olhar, pode-se ter uma visão mais completa do significado das 12 mil amostras de sangue para os Yanomamis. Também pode-se verificar a posição etnocêntrica dos pesquisadores, tanto na época da coleta do sangue, quanto nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanessa Wonsoski, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

sicóloga, mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá

Isabella Tormena Ferraz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Psicóloga, mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná

Viviane Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Psicóloga residente em Gestão Pública, com ênfase em Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestranda em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Docência no Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Publicado
2024-01-29