A proposta neoliberal para a educação brasileira: a possibilidade do aprofundamento de dominação das elites
Resumo
Ao reconhecermos a importância da educação para a formação concreta dos sujeitos, vislumbramos a prática educativa como possibilidade de transformação emancipadora. Isso implica em dizer que, em seu caráter formativo, a educação modifica os sujeitos, ao passo que os orienta para uma compreensão de mundo contextualizada. Deste modo, de acordo com Libâneo (2012) o acesso à educação possibilita ao estudante, o contato com um ambiente plural e de diversidade, esse fato contribui para que o mesmo se solidifique ontologicamente, bem como para que o discente se aproprie de uma compreensão crítico- reflexiva da sociedade. Nesse sentido, a escola deve possuir as condições necessárias para que haja a interlocução entre os conhecimentos técnicos, científicos, culturais e filosóficos, socialmente construídos e produzidos pela humanidade, em contato com o substrato da diversidade, fazendo com que os indivíduos compreendam não só a si mesmos, mas sim, todos os seus pares como sujeitos do processo histórico em que coparticipam e interagem