A importância das Diretrizes Curriculares e o Projeto Ético Político na formação de Assistentes Sociais

  • Gisele Dayane Milani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Camile Biscola do Vale Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP
  • Perla Cristina da Costa Santos do Carmo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP
Palavras-chave: Serviço social, Diretrizes gerais, Projeto Ético-político profissional

Resumo

O propósito deste texto é realizar uma leitura crítica acerca da intrínseca relação entre as Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social da ABEPSS de 1996, resultante de determinantes histórico-sociais da sociedade brasileira e da ação de sujeitos profissionais, e o Projeto Ético-Político Profissional no processo formativo em Serviço Social. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo para embasamento teórico-crítico e empírico. Concluímos com análises referentes aos pontos críticos não esboçados pelas sujeitas pesquisadas, tais como a necessária relação e referência entre as três, uma vez que participam de diferentes ângulos que devem estar em relação orgânica.

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Biografia do Autor

Gisele Dayane Milani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Assistente Social concursada na Prefeitura Municipal Sertãozinho-SP. Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Bolsista CAPES. Mestre em Serviço Social pela PUC/SP (2016) e mestre em Economia (2016) especialidade Avaliação e Gestão de Políticas Sociais pela Université Pierre-Mèndes France - UPMF em Grenoble, França

Camile Biscola do Vale, Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP

Assistente Social concursada. Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP e bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior na Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais – ISCSP, Processo n° 88881.190308/2018-01. Mestre em Gerontologia Social – PUC- SP. Docente no curso de Serviço Social da Universidade Brasil

Perla Cristina da Costa Santos do Carmo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP

Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP e bolsista da CAPES. Mestre em Serviço Social – PUC- RJ. Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas para Seguridade Social (UFRJ) e em Direitos Profissionais e Competências Profissionais (Unb – CFESS)

Publicado
2024-02-02