As condições de trabalho do/a assistente social docente nas IES de Boa Vista-RR: a formação graduada em Serviço Social

  • Maria Gracileide Alberto Lopes Hospital Universitário Gétulio Vargas/UFAM
  • Roberta Ferreira Coelho de Andrade Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Palavras-chave: formação profissional, trabalho docente, condições de trabalho

Resumo

Esse artigo reflete sobre as condições de trabalho do/a assistente social docente na formação graduada em Serviço Social de dois cursos presenciais da cidade de Boa Vista-RR no ano de 2017. O objeto de estudo está relacionado à temática de fundamentos do Serviço Social, formação profissional e condições de trabalho. Objetiva apresentar as condições de trabalho impostas aos/as assistente social docentes nos cursos das IES de Boa Vista – RR. A pesquisa em questão é fruto de fontes primárias levantadas para construção da dissertação de mestrado. Para tanto, foi necessário se utilizar de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos de análise. Como técnicas metodológicas, adotou-se pesquisa bibliográfica e de campo possibilitando, assim, a apropriação do objeto de estudo em suas diversas particularidades. A pesquisa revelou que exercer a docência nas IES pesquisadas é extrapolar a jornada de trabalho semanal e ainda levar trabalho para casa nos fins de semana, bem como não receber remuneração pelas atividades extras realizadas.

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Biografia do Autor

Maria Gracileide Alberto Lopes, Hospital Universitário Gétulio Vargas/UFAM

Assistente Social, Residente em saúde funcional no Hospital Universitário Gétulio Vargas/UFAM e Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia/UFAM

Roberta Ferreira Coelho de Andrade, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Assistente Social, Professora Doutora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Publicado
2024-02-04