A intersetorialidade frentes aos casos atendidos pelo serviço social em um hospital infantil no Paraná
Resumo
Com o intuito de formar profissionais com perfil para a perspectiva de um novo modo de fazer saúde que foi criada a Lei n° 11.129 de 2005, que instituiu a Residência em Área Profissional da Saúde, como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada às outras categorias profissionais que integram a área de saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998). Devido a esse englobamento de diversas profissões, a proposta de formação em modalidade de residência permite evidenciar e problematizar diferentes realidades e contextos a partir de conhecimentos construídos por meio de vivência em ambos os campos de atuação bem como experiências transformadas em processos reflexivos da atuação profissional. Dessa forma, a residência possui uma característica a fim de criar estratégias para formar profissionais aptos para trabalhar e comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS), na busca da integralidade, objetivando a constituição das competências compartilhadas importante para a educação permanente e para estabelecer mudanças nos processos de trabalho, formação e gestão na saúde.