A contribuição da educação popular nas práticas de educação em saúde para o protagonismo da comunidade

  • Josiane Moreira Germano Faculdade de Saúde Pública Universidade São Paulo (USP)
  • Tatiana Almeida Couto UESB
  • Alba Benemérita Alves Vilela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Educação popular, educação em saúde, participação da comunidade

Resumo

O problema estudado refere-se a contribuição da educação popular nas práticas de educação e de saúde para o protagonismo da comunidade. Assim, este estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da educação popular nas práticas de educação em saúde. Trata-se de um artigo de reflexão construído a partir de leitura crítica de artigos e livros juntamente com as inferências das autoras. Considera-se que a ampliação de conhecimento e a discussão de tal temática fortalecem as ações nos cenários de educação e de saúde, de forma a aproximar os profissionais e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Moreira Germano, Faculdade de Saúde Pública Universidade São Paulo (USP)

Fisioterapeuta, discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública Universidade São Paulo (USP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Tatiana Almeida Couto, UESB

Enfermeira, discente do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde UESB, Mestra em Ciências da Saúde pela UESB

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira, Docente Pleno do Departamento de Saúde, UESB, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado
2024-02-05