Reflexões sobre a urbanização de São José do Rio Preto e a ocupação da Vila Itália: passado e presente

  • Tamyres Cirqueira dos Santos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade de Uchoa-SP
  • Denise Beatriz Rak de Almeida União das Faculdades dos Grande Lagos (UNILAGO)
Palavras-chave: ocupação, movimento popular, urbanização

Resumo

Os movimentos populares pelo direito a moradia, geralmente estão presentes nas grandes capitais. Com o processo de acirramento da exploração e precarização do trabalho e renda, as ocupações também aparecem nas cidades do interior. Pesquisa de campo com levantamento documental e a utilização da técnica de observação simples, objetivou contextualizar o processo de urbanização da cidade de São José do Rio Preto no interior de São Paulo, e, apresentar descrição sobre a ocupação da Vila Itália no sentido de compreender o cotidiano da comunidade. Sentido de pertencimento ao território, vínculos comunitários sólidos, orgulho e proteção, foram observados na ocupação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamyres Cirqueira dos Santos, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade de Uchoa-SP

Assistente Social do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade de Uchoa-SP, Graduada em Serviço Social pela União das Faculdades dos Grande Lagos (UNILAGO)

Denise Beatriz Rak de Almeida, União das Faculdades dos Grande Lagos (UNILAGO)

Assistente Social, Docente da União das Faculdades dos Grande Lagos (UNILAGO), Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP (PUC-SP)

Publicado
2024-02-05