A comunicação popular e comunitária como alternativa à classe subalterna dentro da perspectiva da economia política dos media

  • Suellen do Carmo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paula Fernanda Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Comunicação popular e comunitária, economia política dos media, movimentos sociais, participação

Resumo

O artigo nos mostra, por meio da Economia Política dos media, como a comunicação e a informação são imprescindíveis para a acumulação do capital e reprodução do sistema econômico capitalista. Desse modo, autores como Mosco (1998) apontam para a demanda de abordar possibilidades de mudanças e transformações nos sistemas dominantes de mídia, como também, a criação de uma comunicação contra-hegemônica. É nesse momento que se apresenta o objetivo do trabalho que é aproximação das áreas de Economia Política dos media e Comunicação Popular e Comunitária, trazendo como resultados o estudo desse tipo de comunicação elaborada por movimentos sociais e populares.

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Biografia do Autor

Suellen do Carmo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Relações Públicas; mestranda do Programa de Mestrado em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL);

Paula Fernanda Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social; pós-graduanda pelo Curso de especialização em Comunicação Popular e Comunitária pela (UEL)

Publicado
2024-02-05