Entre geografias, territórios e territorialidades: ensaio sobre a violência no contexto escolar

  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Larissa Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Douglas Vitto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: território, escola, violência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de território e territorialidades construídas a partir de relações e inter-relações de poder que se dão no interior das instituições, em um contexto crescente de violência escolar. Tecemos os fios para se compreender a problemática em questão por meio de três caminhos norteadores: 1) o conceito de território e territorialidades à luz de teorias substanciadas pela práxis, incluindo o fenômeno da experiência humana ou das geografias particulares; 2) a emergência de contextos de violência em suas diferentes manifestações; 3) a sala de aula e a produção de sentidos e significados sobre a violência social/escolar. Como resultado, demonstramos que a violência nas escolas envolve o espaço social mais amplo, portanto, o entendimento do conceito de experiência geográfica, território e territorialidades abrem caminhos importantes para a compreensão do fenômeno da violência na sociedade, a qual tem na escola um lugar privilegiado de sua manifestação. Concluimos que o entendimento de contextos de violência resulta do exercício imprescindível de fusão entre teoria e prática do conhecimento

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Biografia do Autor

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora, Docente do Curso de Geografia, na Universidade Estadual de Londrina/UE

Larissa Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora de Geografia, Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL

Douglas Vitto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor de Geografia, Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL

Publicado
2024-02-07