A Política nacional de educação permanente e o processo de trabalho do NASF no território
Resumo
Este estudo traz o contexto da Atenção Básica (AB) para problematizar o processo de trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) a partir de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Sabe-se que as equipes do NASF-AB atuam em conjunto com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) que, em sua particularidade, interagem com as populações a partir de territórios delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente nesse cenário em que vivem essas populações (BRASIL, 2017). O NASF-AB é pensado para atuar na lógica do apoio matricial, que é como um dispositivo que visa à superação das práticas tradicionais em saúde e da racionalidade gerencial hegemônica, por meio do desenvolvimento de ações de apoio que são capazes de criar linhas transversais nas estruturas dos serviços e equipes de saúde (CAMPOS; DOMITTI, 2007). Diante deste contexto, alude-se sobre a EPS como dispositivo para produzir reflexões no âmbito do trabalho, respeitando as particularidades dos territórios de saúde e valorizando o trabalho intersetorial.