A Política nacional de educação permanente e o processo de trabalho do NASF no território

  • Josiane Moreira Germano Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Tatiana Almeida Couto UESB
  • Isis Gomes Biondi Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Alba Benemérita Alves Vilela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Política nacional de educação, NASF, território

Resumo

Este estudo traz o contexto da Atenção Básica (AB) para problematizar o processo de trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) a partir de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Sabe-se que as equipes do NASF-AB atuam em conjunto com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) que, em sua particularidade, interagem com as populações a partir de territórios delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente nesse cenário em que vivem essas populações (BRASIL, 2017). O NASF-AB é pensado para atuar na lógica do apoio matricial, que é como um dispositivo que visa à superação das práticas tradicionais em saúde e da racionalidade gerencial hegemônica, por meio do desenvolvimento de ações de apoio que são capazes de criar linhas transversais nas estruturas dos serviços e equipes de saúde (CAMPOS; DOMITTI, 2007). Diante deste contexto, alude-se sobre a EPS como dispositivo para produzir reflexões no âmbito do trabalho, respeitando as particularidades dos territórios de saúde e valorizando o trabalho intersetorial.

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Biografia do Autor

Josiane Moreira Germano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fisioterapeuta, discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Tatiana Almeida Couto, UESB

Enfermeira, discente do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (UESB), Mestra em Ciências da Saúde (UESB)

Isis Gomes Biondi, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Psicóloga, Colaboradora externa do Programa de Pesquisa e Extensão Terapias não Convencionais e Você na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pós-Graduanda em Saúde Mental com ênfase em Atenção Psicossocial pela IPROFIT Educação Corporativa

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira, Docente Pleno do Departamento de Saúde, UESB, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado
2024-02-07