O ódio ao ativismo socioambiental: Uma análise documental com enfoque psicossocial

  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paulo Roberto de Carvalho Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: ecologia, ódio, psicologia social, resistência

Resumo

O estudo objetiva problematizar o ódio declarado aos ativistas socioambientais brasileiros. Partindo da Psicologia Social, analisam-se as iniciativas de proteção à natureza bem como as paixões tristes colocadas em cena pelo ódio aos agentes sociais a elas ligados. Metodologicamente, utilizou-se a análise documental, tendo como unidade de investigação documentos de domínio público retirados de jornais e blogs que anunciam as agressões nas diferentes regiões do país. Ao final, demonstra-se que a elaboração de documentos, assinados por nações diversas, não garante sua efetivação no combate aos sérios problemas socioambientais vigentes, uma vez que processos subjetivos como o ódio, se fazem presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina. Brasil. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP

Paulo Roberto de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicólogo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento e Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina. Brasil Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP.

Publicado
2024-02-16