Aproximações acerca da negligência no âmbito da proteção social brasileira

  • Liria Maria Bettiol Lanza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Larissa Mattos Diniz Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • João Ricardo Lemes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eliezer Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carolina Camilo da Silva Gois Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: grupos negligenciados, proteção social, racismo, população em situação de rua, imigrantes haitianos

Resumo

O desmonte das políticas sociais engendradas no âmbito da contrarreforma do Estado brasileiro de inspiração neoliberal atinge de modo peculiar segmentos historicamente negligenciados. Nesse sentido, este estudo objetiva introduzir e problematizar a noção de populações negligenciadas nos parâmetros da seguridade social brasileira, com destaque para o determinante racial, valendo-se da abordagem qualitativa, com um olhar para a população de imigrantes haitianos e para a população em situação de rua na região de Londrina-PR. Nas conclusões, afirma-se que a população negra ainda é a maioria em situação de rua e que os imigrantes haitianos sofrem uma dupla discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liria Maria Bettiol Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Larissa Mattos Diniz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Socióloga. Doutouranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

João Ricardo Lemes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente do curso de graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Pesquisador discentedo grupo de pesquisa “trajetória de imigrantes nos territórios: a construção do acesso às políticas de seguridade social”. Bolsista de Iniciação Científica (IC)

Eliezer Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Londrina. Mestre em Serviço Social e Política Social e discente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Carolina Camilo da Silva Gois, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Politica Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Saúde da Família (UEL)

Publicado
2024-02-19