A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA SEXUALIDADE EM CUBA: REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DO CENESEX ÀS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS DO PODER POPULAR

  • Nayara André Damião Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Fabrício Alves Negrão Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: educação sexual, participação popular, movimento de mulheres, Cuba

Resumo

A revolução cubana trouxe consigo uma nova concepção de participação popular e estruturação de políticas públicas, sendo educação e saúde áreas estratégicas. As mulheres organizadas na Federação de Mulheres Cubanas (FMC) se debruçaram sobre suas temáticas de interesse impulsionando o Estado em atender suas necessidades. Dentre elas, a área da educação sexual. O presente artigo busca refletir acerca da importância da participação popular na proposta de trabalho feita por dirigentes do Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX) de Cuba às Assembleias Municipais do Poder Popular[1] para a gestão da educação integral da sexualidade (EIS) no marco do desenvolvimento local comunitário. As reflexoes contidas nesse texto partem de uma pesquisa de doutorado com período sanduíche realizado em Cuba entre 2021 e 2022. Nos valeremos, neste artigo, de pesquisa bibliográfica e documental em torno da temática. Considera-se que a participação popular é chave para o avanço da EIS, que tem como dificultador, dentre outros, as raízes patriarcais na ilha.

 

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Biografia do Autor

Nayara André Damião, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social na Prefeitura Municipal de Londrina. Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Doutora em Política Social e Serviço Social (UEL)

Fabrício Alves Negrão, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando em Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado
2024-06-10