Análise das produções acadêmicas e documentais sobre o Auxílio Permanência para estudantes indígenas das universidades estaduais no Paraná

  • Ismael Giachini Frare Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: educação superior indígena, ações afirmativas, assistência estudantil, bolsa permanência, acadêmicos indígenas

Resumo

 O artigo objetiva analisar a política de assistência estudantil na educação superior no Brasil e no Paraná para estudantes indígenas. Trata no âmbito da produção bibliográfica sobre o Programa Bolsa-Permanência e o Auxílio Permanência do Paraná, enfatizando aspectos da gestão e utilização do auxílio financeiro para indígenas das universidades estaduais. Apresenta a partir de análise documental as normativas das Universidades Estaduais do Paraná, num contexto de avaliação de políticas de ações afirmativas na educação superior brasileira. Ressalta a relação entre a permanência desses sujeitos e seu duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário, evidenciando a dimensão coletiva no uso da bolsa.

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Biografia do Autor

Ismael Giachini Frare, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do projeto de pesquisa
“Circuitos de trabalho indígena na educação e as trajetórias dos profissionais indígenas” da Universidade
Estadual de Londrina