O Serviço Social na Educação Infantil: breves apontamentos da prática profissional no município de Ponta Grossa/PR

  • Maria Luisa de Souza Haas
  • Karoline Dutra Szul Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: educação infantil, serviço social, desafios, demandas

Resumo

A educação se configura como um direito fundamental consagrado pela Constituição Federal de 1988. O presente trabalho faz parte da pesquisa realizada para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de bacharelado em Serviço Social. Tem por objetivo refletir sobre as demandas e desafios da Educação Infantil para o Serviço Social na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e tecer reflexões sobre os desafios da prática profissional.  A pesquisa é de natureza exploratória, quanti-qualitativa e descritiva. Foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica e documental e entrevista semiestruturada com os profissionais. Os resultados demonstram que a infrequência, evasão escolar, falta de vagas para crianças de 0 a 3 anos são as principais demandas atendidas pelos profissionais. Enquanto desafios identificou-se o acúmulo de demandas, não realização de ações preventivas, a qual poderia diminuir demandas citadas anteriormente.

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Biografia do Autor

Karoline Dutra Szul, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora Colaboradora, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutora em Ciências
Sociais Aplicadas

Publicado
2024-06-10