Tecnologia Assistiva e Mobilidade Urbana Inclusiva: O direito à Cidade para crianças e adolescentes com deficiência.

  • Katia Regina Mendes IFSP – Campus Campinas
  • Marcelo Garcia Bonfim IFSP - Campus Campinas
Palavras-chave: cidades para todos, política pública, tecnologia assistiva, mobilidade urbana, criança e adolescente com deficiência

Resumo

Este estudo explora a relação entre legislação, direitos dos deficientes e tecnologia assistiva para mobilidade urbana inclusiva. Destaca a importância das políticas públicas para acessibilidade e inclusão social, e a responsabilidade do Estado. Ressalta a necessidade de planejamento urbano acessível, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Brasileira de Inclusão. Enfatiza o papel crucial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e outros atores na promoção de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, contribuindo para a evolução da política nacional e avanço dos direitos das crianças e adolescentes com deficiência à cidade.

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Biografia do Autor

Katia Regina Mendes, IFSP – Campus Campinas

Bacharel em Serviço Social – Especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas; estudante
do curso de pós-graduação lato sensu em Educação para Inserção Social do IFSP – Campus
Campinas

Marcelo Garcia Bonfim, IFSP - Campus Campinas

Professor EBTT do IFSP Campus Campinas. Licenciatura em História – Mestre em História Social

Publicado
2024-04-12