Geografia Escolar no combate às violências - Uma proposta

  • Rafaela Vieira Naiwerth Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Larissa Cristina Figueiredo Ramiro Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: direitos humanos, formação cidadã, violência escolar

Resumo

A violência está presente nas mais variadas esferas da sociedade e, no ambiente escolar, isso não é diferente. As falhas no sistema educacional perpetuam diferentes tipos e manifestações da violência nas escolas. Em busca de contribuir neste cenário, o objetivo deste trabalho é discutir as perspectivas geográficas enquanto espaço de diálogo no combate às violências. Para isso, utilizou-se de observações da violência no ambiente escolar e buscou-se relacionar com levantamentos bibliográficos fundamentais para, ao fim, demonstrar que a escola e a Geografia têm papel fundamental na formação cidadã e na discussão sobre as formas de violência e ações para seu combate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Vieira Naiwerth, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda pelo PPGEO-UEL, Universidade Estadual de Londrina

Larissa Cristina Figueiredo Ramiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda pelo PPGEO-UEL, Universidade Estadual de Londrina

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora associada ao Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Londrina

Publicado
2024-06-10