A FORMAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS
ELEMENTOS PARA PENSAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
A formação e o trabalho docente com as tecnologias constituem-se como unidades dialéticas, tanto no âmbito teórico quanto no prático. A fim de levantar indícios sobre essas relações, esta investigação emergiu da seguinte questão: “Como caracterizam-se os processos de inserção das tecnologias digitais nas políticas públicas, a partir dos anos 1990?”. Para tanto, utiliza-se como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica, a partir de um levantamento baseado em autores que discorrem sobre essas proposições, como Feenberg (2010), Peixoto (2015) e Echalar et.al (2018). Assim, o objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre as concepções teóricas que pautam políticas públicas no âmbito da formação de professores para o uso das tecnologias. Como resultados, a pesquisa indica amplitude de discussões sobre o tema, bem como a premissa de que a formação e o trabalho docente com tecnologias digitais deve ser compreendido a partir de sua dimensão histórica.