FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

  • Célio Manfré Filho
  • Cássia Kanarski Campanini
  • Camila Fernandes de Lima Ferreira
  • Andrieli Dal Pizzol
  • Renata Melissa Boschetti Cabrini
Palavras-chave: Cibercultura. Formação continuada. Professores.

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre a necessidade de se estabelecer uma formação continuada de professores no contexto da cibercultura. Consideramos tal modalidade de formação imprescindível ao reconhecermos o contexto de uma sociedade marcada por tecnologias de informação e comunicação que afetam diretamente as formas de ensinar e aprender nas instituições escolares. A pesquisa segue o delineamento qualitativo, na modalidade exploratória e está organizada em três tópicos de discussão: (1) Uma breve contextualização sobre a cibercultura; (2) A formação continuada de professores na era da cibercultura; (3) Considerações finais a respeito da importância de formar professores qualificados para o processo de ensino num contexto marcado pelas ferramentas digitais. Os resultados indicam que as formações continuadas de professores com enfoque nas TDIC’s são indispensáveis diante da sociedade mediada por tecnologias em que nos encontramos na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-05-23