DIDÁTICA, TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este estudo foi desenvolvido a partir do relato de experiência das autoras na disciplina Didática: Tecnologia e Aprendizagem, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, com o objetivo de refletir sobre a relevância da disciplina na promoção de reflexões acerca da tecnologia no contexto educacional e na ruptura de estereótipos circundados ao uso das tecnologias como instrumento de aprendizagem significativa nas salas de aulas, a fim de contribuir com a formação docente para atuar no contexto mediado pelas tecnologias digitais. A metodologia foi constituída por uma pesquisa bibliográfica, buscando aporte teórico nas leis brasileiras e no referencial teórico da atualidade. Os resultados indicam que com o grande avanço das tecnologias no âmbito educacional, torna-se imprescindível que os futuros professores tenham um arcabouço teórico constantemente renovado para lidar com a tecnologia como um instrumento auxiliador de seu trabalho, bem como utilizá-las de forma efetiva, contribuindo para o pleno desenvolvimento cognitivo do estudante.