USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Diógenes Magri da Silva
  • Aline Gaspareto Monteiro Magri
Palavras-chave: Educação Básica, Tecnologias, Aplicativo educativo, Ensino de Ciências

Resumo

O uso adequado e a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação podem favorecer de modo significativo e com diferentes possibilidades o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências. Os aplicativos educacionais são softwares que têm como objetivo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com relação à metodologia, a pesquisa qualitativa se caracteriza como um estudo de caso e analisou o uso dos aplicativos educacionais no ensino de ciências em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, da rede municipal de ensino de Ibiporã. Foram levantadas as necessidades para o ensino de ciências, especificamente para os componentes curriculares que tratam dos sistemas do corpo humano. Após levantamento, foram efetuadas buscas de aplicativos no Google Play que auxiliassem no entendimento desses componentes. Foi escolhido o aplicativo Corpo Humano RA, que aborda a temática do Sistema Cardiovascular. O aplicativo foi utilizado a fim de avaliar as principais implicações no ensino de Ciências e o uso de mídias tecnológicas em sala de aula. Os resultados da pesquisa, bem como a utilização do app comprovam a necessidade de elaboração de materiais didáticos que se aproximem da realidade dos estudantes e que sejam facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, principalmente dos conteúdos que são mais abstratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-06-03