GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE SINTAXE PARA CRIANÇAS SURDAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo investiga a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita, por crianças surdas do Ensino Fundamental - anos finais, por princípios da pedagogia visual. Assim, se propõem a utilização de um jogo educacional para abordar conteúdos de sintaxe (desenvolvimento da estrutura sintática); empregando a metodologia da gamificação, buscamos aprimorar o processo de ensino e aprendizagem para esse público específico. A integração de elementos visuais e a abordagem da educação visual são estratégias fundamentais neste estudo, uma vez que reconhecemos a importância de oferecer uma experiência de aprendizado acessível para crianças surdas, contribuindo assim para promover a inclusão. Nesse processo, as crianças surdas que fazem uso da Libras precisam se apropriar da compreensão da significação, da estrutura, do domínio, do conceito visual e da metodologia visual da língua portuguesa por meio da gamificação, posteriormente praticando a produção textual da escrita de forma lógica, dentro da ordem sintática.