CLUBE DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA LEITORA PARA OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA
Resumo
O presente artigo relata a experiência do Clube de Leitura para professores do Ensino Fundamental I, promovido pela Secretaria Municipal de Londrina. Sabendo da importância do papel do professor na formação de leitores, o Clube é um espaço de leitura, discussão e apreciação de livros de literatura infanto-juvenil, em que o professor tem a oportunidade de (re) ler, ampliar o seu repertório, se (re) descobrir leitor e ainda compartilhar suas impressões acerca da obra lida e agregar a sua interpretação as impressões de outros professores. Ação importante em um país que é reconhecido pelo baixo índice de leitura entre jovens e adultos e faz uma breve reflexão de como é a relação da escola com o livro de literatura infanto-juvenil. O Clube é um projeto de formação continuada que visa subsidiar o trabalho do professor regente das séries iniciais acerca do trabalho com o livro. Professores este, que, muitas vezes passou por uma graduação e não teve a oportunidade de passar pela experiência leitora. Com isso acaba reproduzindo modelos falhos de se trabalhar com o livro, utilizando ele somente como pano de fundo para alfabetizar e desenvolver conteúdos do currículo, não promovendo o encontro do aluno com o prazer da leitura.