O ENSINO DA LEITURA EM JOGO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

  • Franciela Zamariam
  • Rosangela Maria de Almeida Netzel (SME) Londrina-PR

Resumo

Este trabalho pretende descrever a experiência docente, vivenciada no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina , com a aplicação do Jogo de representação de papéis (RPG), cujo roteiro foi desenvolvido a partir da obra “A revolução dos Bichos”, de George Orwell, com o objetivo de contribuir para a formação de professores conscientes da importância da leitura literária em diferentes contextos de ensino-aprendizagem. Busca discutir as possibilidades da metodologia proposta, muito próxima das metodologias ativas, para um ensino literário eficaz, focado no leitor e em sua construção como sujeito, não no produto institucional de sua leitura, ou seja, a avaliação. A abordagem desta proposta em uma disciplina da área de Educação, ministrada no curso de Filosofia, parte dos apontamentos de Hagemeyer (2011), ao considerar que, diante das mudanças contextuais e paradigmáticas na atualidade, as práticas escolares precisam ser também atualizadas. Nesse sentido, considerando teóricos do campo das Letras, este artigo embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (2002), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo e está alicerçada na subjetividade leitora; em Colomer (2009), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias, propostas por Barthes (2004), de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê, capaz de criar seu próprio “texto-leitura”. Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2000) e Caillois (1990). A experiência trouxe-nos valiosas reflexões sobre a importância do ensino de leitura literária na formação de professores, a fim de que vivências formativas possam ser compartilhadas entre os graduandos, e estes tenham condições de transferi-las a seus futuros alunos, cooperando, assim, para a efetivação de leitores da literatura e do mundo.

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Publicado
2019-12-31