APRESENTAÇÃO
Resumo
O Ensel: veredas surge num momento muito particular da história de professores, estudantes e demais envolvidos no processo educativo. Trata-se de um contexto em que fomos obrigados a nos afastar socialmente para preservarmos a vida.
Essa situação, como todos sabemos, acarretou uma série de adaptações às quais tivemos de nos submeter. Dentre as que mais nos atingem enquanto ambiências educacionais está o ensino remoto, que cria algumas limitações importantes do ponto de vista pedagógico e afetivo.
O Ensel – Encontro sobre Ensino de Leitura e Formação do Leitor, teve sua primeira edição no ano de 2018, com uma proposta de compartilhamento de experiências e reflexões a respeito do tema da leitura. Durante dois anos seguidos (2018 e 2019) pudemos realizar o evento, contando com participação significativa e publicação de anais, sempre com o objetivo de disseminar reflexões e compartilhar debates.
Neste ano, diante das limitações impingidas pela pandemia, optamos por criar um evento menor, mais simples, menos cansativo, que exigisse menos tempo do participante diante da tela, mas que não perdesse de vista a possibilidade de manter o debate iniciado em 2018, no I Ensel. O Ensel: veredas vem para não nos deixar esquecer que a ação de formar leitores prossegue, a despeito de toda dificuldade. Vem para ser leve e para regar nossas práticas com mais saberes e mais sabores.