A IMPLICAÇÃO DO LEITOR COMO ELEMENTO ESSENCIAL À FORMAÇÃO LITERÁRIA
Resumo
Minha experiência com a educação, nesses últimos 14 anos, trouxe-me muitas reflexões e aprendizagens, a partir de problemas que, no início, cheguei a pensar que não conseguiria transpor, como é o caso da formação de leitores. Mas foi na pesquisa que encontrei caminhos para proporcionar a literatura aos meus alunos. Pensando em minha autobiografia de leitora e na experiência de colegas de profissão e de alguns estudantes, observei que o leitor proficiente, durante sua leitura, mergulha na narrativa e vive a vida das personagens, sente suas dores e alegrias, simpatiza ou antipatiza com suas atitudes, compara a si e o próprio entorno ao enredo e consegue transpor as metáforas ali presentes, por isso sente prazer em ler. A partir dessas constatações, levantei a seguinte proposição: formar leitores não seria levar o leitor iniciante a ter também essas sensações? Unindo prática docente e pesquisa acadêmica, pude compreender que, não só o contato genuíno com a materialidade da literatura, mas também a implicação do leitor na leitura são essenciais à formação leitora. Por isso, quando, na escola, surgiu a ideia de criar um RPG a partir de uma obra clássica, enxerguei o propósito de usá-lo como instrumento de educação literária.