OS IMPACTOS HUMANITÁRIOS DO PENSAMENTO TEOLÓGICO DO PAPA FRANCISCO:
UM HEREGE OU UM VERDADEIRO RELIGOSO?
Resumo
Resumo: A presente investigação se contextualiza na análise dos impactos humanitários do pensamento do papa Francisco. O objetivo se norteia pela análise das contribuições para a humanização da sociedade, tendo, como ponto de partida, ensinamentos para acolhida de homossexuais (ao menos discursivamente), tratamento não discriminatório dos casais em segunda união, abertura para o debate sobre a admissão de clérigos casados (como foi debatido no sínodo da Amazônia) e a preocupação ecológica. Esses entendimentos evidenciam uma guinada em relação às ideias de Bento XVI pelo ensinamento do magistério papal de Francisco. A metodologia será a análise textual de partes dos documentos emitidos pelo atual papa. A pesquisa discute a questão: Mesmo tendo à frente uma autoridade tão humanitária, por que a Igreja Católica Apostólica Romana mantém a discriminação da pessoa em nome da fé? À luz dos questionamentos em relação ao Vaticano II, também perguntamos: Será Francisco um herege ou um verdadeiro religioso? Não nos interessa, nas ciências da religião, um debate teológico, mas o impacto social e político de um posicionamento tão contundente do papa Francisco em relação a temas humanitários atuais e por que tamanha resistência em aceitar o que é proposto pela suprema hierarquia canônica.
Downloads
Referências
CARRANZA, B. Papa Francisco: continuidades essenciais e rupturas simbólicas. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), v. 465, p. 135-136, 2015.
FRANCISCO, Papa. Amoris Laetitia (AL): sobre o amor na família. Brasília: Edições CNBB, 2016.
FRANCISCO. Encontro do santo padre com os jornalistas durante o voo de regresso do Brasil. 28 jun. 2013b.
GABRIEL, Fábio Antônio; BRAMBILLA, João Carlos. Mensagens no caminho do discipulado de Jesus. São Paulo: Peripécia, 2023.
GABRIEL, Fábio Antônio; BRAMBILLA, João Carlos. Mensagens no caminho do discipulado de Jesus. São Paulo: Peripécia, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/mensagens-caminho. Acesso em: 14 set. 2023.
KASPER, Walter. Papa Francisco: a revolução da misericórdia e do amor. São Paulo: Paulinas, 2015.
LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LIBÂNIO, J.B. A volta à grande disciplina. São Paulo: Loyola, 1983.
PAPA FRANCISCO. Carta encíclica “Laudato si”: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015
PAPA FRANCISCO. Exortação apostólica Amoris laeticia: sobre o amor na família. 2. ed. Brasília: Edições CNBB, 2016
PAPA FRANSCISCO, Quem sou eu para julgar? Reunido e editado por Ana Maria Foli. Rio de Janeiro: Leya, 2017
PORRECA, Wladimir. Famílias recompostas: casais católicos em segunda união. Dissertação Mestrado em Ciências - Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, 2004.
SUESS, Paulo. Laudato Si’. Louvado sejas: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015a
SUESS, Paulo. Igreja em saída: compromissos e contradições na proposta missionária do papa Francisco. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, v. 8, n. 3, p. 659-671, set./dez. 2016.
WILTGEN, Ralph. O Reno se lança no Tibre: o concílio desconhecido. Niterói:
Permanência, 2007.
WOLFF, Elias; COLLET, Raquel de Fátima. Fronteiras eclesiais no pontificado de Francisco. Cultura Teológica, v. XVII, n. 93, p. 184-208, 2019.
SITES:
https://www.vidapastoral.com.br/artigos/temas-pastorais/homoafetividade-e-evangelizacao-abrir-caminhos/
https://www.estadao.com.br/sao-paulo/edison-veiga/papa-francisco-e-os-gays-licoes-de-acolhimento-para-um-mundo-cheio-de-odio/
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/biography.index.html
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/biography.index.html